9/05/2023


 A devoção dos cinco primeiros sábados


Nossa Senhora pediu aos pastores de Fátima que os homens praticassem a devoção reparadora dos cinco primeiros sábados. A consagração dos sábados a Virgem Maria é uma tradição muito antiga da Igreja, que tem registros desde o Século XVI. Já em 1912, o papa Pio X concedeu indulgência plenária, aplicável também às almas dos fiéis defuntos, a quem fizesse a consagração do primeiro sábado de cada mês a Virgem Maria. 

Em Fátima, Nossa Senhora pediu a comunhão reparadora dos cinco primeiros sábados do mês. E por que cinco sábados? Essa resposta só foi dada à irmã Lúcia anos depois, quando ela já era religiosa carmelita, após muita oração. Nosso Senhor Jesus Cristo revelou-lhe o motivo dos cinco sábados: são as cinco blasfêmias proferidas contra o Imaculado Coração de Maria. 

1 – As blasfêmias contra a Imaculada Conceição;
2 – Contra a Sua virgindade;
3 – Contra a Maternidade Divina, recusando, ao mesmo tempo, recebê-La como Mãe dos homens;
4 – Os que procuram publicamente infundir, nos corações das crianças, a indiferença, o desprezo e até o ódio para com esta Imaculada Mãe;
5 – Os que a ultrajam diretamente nas suas sagradas imagens.

Para praticar a devoção dos cinco primeiros sábados, em reparação dos nossos próprios pecados e os da humanidade inteira contra o Coração de Maria, o fiel deve realizar quatro atos de piedade:
1 – Confessar-se no primeiro sábado ou nos oito dias que antecedem o sábado, com a intenção de reparar essas ofensas;
2 -  Rezar o terço mariano;
3 – Dedicar 15 minutos de meditação dos mistérios do Rosário, que foram pedidos por Nossa Senhora;
4 – Receber a comunhão eucarística na intenção da reparação do Coração de Maria. Neste ato, deve-se rezar também seis vezes – três antes e três após receber a comunhão - a oração do anjo:
“Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu vos adoro profundamente e vos ofereço o preciosíssimo Corpo, Sangue Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que ele mesmo é ofendido; e pelos méritos infinitos de seu Sacratíssimo Coração e do Imaculado Coração de Maria, peço-vos a conversão dos pobres pecadores”.

Nenhum comentário: